CRO-MG e deputado Zé Reis conhecem a odontologia hospitalar da Santa Casa de BH

Desde o início da pandemia, acompanhamos a dedicação e atuação desses profissionais da odontologia hospitalar atuando na linha de frente contra a Covid-19, principalmente na prevenção das complicações da doença, cuja principal é a pneumonia associada à ventilação mecânica (PAVM).

Na última quarta-feira, 27 de novembro, o presidente do CRO-MG, Dr. Raphael Castro Mota e o deputado estadual, Zé Reis, reuniram-se com diretores do Hospital Santa Casa de BH e conheceram de perto a realidade do hospital.
Considerado o maior hospital do SUS no país, a Santa Casa conta, há mais de dez anos, com o Setor Odontológico. Os profissionais fazem parte de uma equipe interdisciplinar, que engloba nutricionistas, enfermeiros e fonoaudiólogos, todos envolvidos em tratamentos complexos, como transplante de fígado, coração e medula óssea, e nas alas de oncologia.

Diminuição dos casos de internação, redução no uso de analgésicos e antibióticos, melhoria na qualidade assistencial, trabalho efetivo na prevenção de infecções e redução do tempo de internação, são alguns dos benefícios apresentados pela equipe odontológica na atuação hospitalar. Um resultado, que segundo o setor da Santa Casa, corresponde a um aumento de 206% no número de atendimentos, de 2016 a 2019.

Somente na pandemia, os cirurgiões-dentistas da unidade atuaram no tratamento de pacientes, possibilitando a realização de 105 cirurgias de transplante, além de, diariamente, ajudarem os demais profissionais da saúde com orientações e cuidados na prevenção de lesões por dispositivos e uso da técnica de laser terapia.

“Desde 2019, viemos lutando junto ao deputado estadual Zé Reis, pela aprovação do Projeto de Lei n° 924/2019, para inserir o cirurgião-dentista nos hospitais, principalmente para aturarem com pacientes em regime de internação. E, depois dessa reunião e dos resultados apresentados, tenho certeza de que é preciso continuar e aprovar com urgência esse projeto”, afirma o presidente do CRO-MG.

O presidente reforça ainda que durante a reunião ficou acordado que juntos, Conselho e hospitais, convocarão uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais para convencerem os deputados da importância da aprovação do Projeto de Lei. Além disso, por meio de projetos sociais, o CRO-MG ajudará o hospital na ampliação do seu setor de Odontologia Hospitalar.

“Durante a visita à Santa Casa de BH, que já tem esse serviço implantado, pude conhecer ainda mais sobre os benefícios que podem ser alcançados, tanto para o sistema de saúde, quanto para pacientes. Estamos retornando com nossas atividades legislativas agora no início de fevereiro e vamos trabalhar diuturnamente para a aprovação deste projeto em segundo turno e sua sanção”, ressaltou o deputado estadual Zé Reis.

Além do presidente do CRO-MG e do deputado estadual Zé Reis, estiveram presentes na reunião o Diretor Executivo da Presidência, Carlos Renato Couto; a Superintendente De Serviços Hospitalares, Mara Moura; a cirurgiã-dentista Responsável Técnica pelo serviço de Odontologia Hospitalar, Juliana Couto; a cirurgiã-dentista Luiza Fonseca e o Diretor de Gestão Corporativa e Relações Institucionais, Gonçalo de Abreu Barbosa.