Novas doses de vacinas da PBH serão destinadas aos profissionais de saúde

A luta pela vacinação dos profissionais da Odontologia continua! Nesta terça-feira (23) um importante passo para imunização dos profissionais da capital foi dado. O presidente do CRO-MG, Dr. Raphael Castro Mota, recebeu no Conselho o vereador e presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Saúde de BH e Presidente da Comissão de Enfrentamento ao Covid-19 da Câmara Municipal, Dr. Célio Fróis.

A vacinação dos profissionais da Odontologia foi o principal assunto abordado na reunião. A boa notícia é que novas doses de vacina estão programadas para chegar a Belo Horizonte na quinta-feira (25) e os profissionais da saúde serão priorizados no recebimento da imunização.

O presidente do Conselho reforçou ainda a disponibilidade da sede do CRO-MG para a montagem da estrutura e vacinação dos profissionais da Odontologia. “Algumas delegacias regionais já estão sendo utilizadas para a vacinação dos cirurgiões-dentistas, como é o caso de Governador Valadares e, sabemos que é uma logística possível e que ajudará a evitar aglomerações nos postos de vacinação”, reforça o presidente, Dr. Raphael Castro Mota.

Outro assunto abordado foi a necessidade de intervir a favor dos profissionais do Instituto de Previdência do Estado de Minas Gerais (IPSEMG). O presidente do Conselho entregou um ofício ao vereador, em que solicita o apoio da Comissão de Saúde para cobrar esclarecimentos por parte dos gestores do município de Belo Horizonte acerca da não vacinação dos profissionais do IPSEMG.

O vereador se comprometeu a protocolar o ofício na Comissão de Saúde, solicitando que sejam atendidos os pedidos dos funcionários em greve do IPSEMG.

“Sabemos que a escassez de doses é um desafio grande para os municípios, mas é importante salientar que os profissionais da odontologia estão extremamente expostos ao vírus e é urgente a vacinação da categoria”, afirma Dr. Raphael Castro Mota.

A melhoria do atendimento nos postos de saúde de Belo Horizonte também foi debatida na reunião. Desde o ano passado o Conselho vem solicitando à Secretaria Municipal de Saúde um plano de melhorias dos postos, que foca tanto no profissional da Odontologia quanto no atendimento à população.