Vacina da classe e criação de Comissão Odontológica em Patos de Minas

Uma comitiva do CRO-MG esteve na manhã de hoje (1º) com o Prefeito da cidade de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, e com a Secretária Municipal de Saúde,  Ana Carolina Magalhães, em um encontro em que importantes avanços foram dados para a Odontologia da cidade.

O Presidente do CRO-MG, Dr. Raphael Castro Mota, expôs a preocupação pelo fato de apenas 34% da população do município contar com atendimento da saúde bucal e propôs ao Prefeito um acordo de cooperação entre as entidades. A ideia é criar uma comissão do Conselho, que irá fazer um diagnóstico da área e orientar o poder público e os profissionais da categoria, ampliando essa cobertura no município.

A vacinação contra a Covid-19 também foi pauta do encontro. O Prefeito e a Secretária asseguraram ao Presidente do CRO-MG que estão seguindo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde, que coloca os profissionais da Odontologia no grupo prioritário para recebimento do imunizante. Hoje, foi iniciada a vacinação dos profissionais que atuam na atenção básica e, na próxima semana, aqueles que atuam no setor privado começarão a receber a primeira dose.

Para o processo ser feito de forma tranquila e organizada, a Prefeitura vai utilizar um cadastro prévio que disponibilizou em seu site a fim de fazer cumprir essa ordem.

“A aproximação com as prefeituras é fundamental para que possamos alavancar a Odontologia pelo interior de Minas. Hoje, em Patos de Minas, além da boa notícia em relação à vacinação, conseguimos colocar em pauta os desafios da cobertura do atendimento da saúde bucal, e já saímos da reunião com planos concretos para aumentar essa capacidade”, destaca o Presidente, Dr. Raphael Castro Mota.

Estiveram presentes, também, na reunião, o Conselheiro-Secretário do CRO-MG, Dr. Carlos Alberto do Prado e Silva; o Presidente da Câmara de Instrução Ética do CRO-MG de Patos de Minas, Dr. Gustavo Henrique Arruda; e a delegada e a subdelegada da regional, doutoras Anna Caroline da Silva de Oliveira Pinto e Lia Dietrich, respectivamente.

Para saber mais sobre o Plano de Vacinação em Patos de Minas, acesse o site da Prefeitura em patosdeminas.mg.gov.br